celular 0800 703 1550
28

Dezembro

Dicas para curtir a sua viagem de férias

Viajar nas férias com a família ou com os amigos é “tudo de bom”, concordam?! Para que tudo ocorra bem na viagem é sempre bom tomarmos alguns cuidados.

Se você for viajar de carro, aquela velha recomendação de revisar o seu veículo antes da viagem é muito importante, mas, neste caso, o seu mecânico é a pessoa mais recomendada.

Naquelas viagens mais longas, de avião, algumas recomendações são importantes: no dia do seu voo, faça uma refeição leve; evite refeições copiosas, bebidas alcóolicas e gasosas. A medida que o avião “sobe” os gases se expandem e isso pode causar dor e distensão do intestino.

Antes de viajar, se o seu estômago é mais sensível, você pode utilizar um medicamento antiemético (para evitar náuseas e vômitos) mas, somente com a orientação do médico ou do farmacêutico.

Outra dica importante é não ficar parado durante o voo: caminhe na aeronave, faça alongamentos e, caso você tenha um problema de circulação, como varizes e insuficiência venosa, o uso de meias elásticas durante o voo é recomendado. Se você tiver dúvidas, procure a orientação de um angiologista ou de um cirurgião vascular.

Nas viagens longas, quando você cruza fuzos horários, o seu cérebro não consegue perceber essas mudanças de imediato e isso pode causar sintomas de mal-estar, cansaço e sonolência. Este quadro é o famoso “jet lag”, mas não se preocupe! Ele passa assim que o seu cérebro se adapta ao novo horário.

Preste atenção no seu local de destino. Alguns países exigem seguro viagem e até algumas vacinas específicas. Embora não seja obrigatório, é aconselhável tomar a vacina contra febre amarela, se o seu destino é a região Norte do Brasil e alguns locais do Nordeste.

Não se esqueça de levar repelente e protetor solar.

Depois de todas essas dicas, só posso desejar boas férias e uma boa viagem a todos!

 

Dr. Ailton Degering
Gerente Médico Momenta