celular 0800 703 1550
11

Abril

DOENÇAS CAUSADAS PELA MÁ ALIMENTAÇÃO

Alguns hábitos alimentares prejudicam a nossa saúde e podem causar doenças. É comum darmos atenção para a nossa alimentação quando nos deparamos com alguma complicação. Fazer refeições em horários desregulados, ingerir alimentos gordurosos e produtos industrializados são os principais motivos que acarretam em algumas das principais doenças ligadas a má alimentação.

Obesidade – Causada pelo excesso de gordura no corpo, essa é uma doença que com certeza irá resultar em outros problemas graves de saúde. É resultado de fatores ambientais, genéticos e psicológicos. Dentre os ambientais estão o alto consumo de calorias somada à falta de atividades físicas.

Colesterol elevado – Esse fator é responsável pelo entupimento das artérias e veias, resultando em infartos e derrames. As duas maneiras de ter o colesterol acima do normal é através do seu organismo, por uma disfunção do seu fígado, ou através de sua alimentação, ingerindo alimentos com alto teor de gordura animal, como manteiga, margarina, bacon, queijos amarelos, etc. 

Gastrite – Uma inflamação na mucosa do estômago, quando crônica ela pode ser causada por uma bactéria, quando aguda ela pode ser causada por outros fatores como o hereditário, stress e principalmente a má alimentação. Fazer poucas refeições ao dia, com grande espaço de tempo, e ingerir alimentos gordurosos, com muito açúcar, que tenham cafeína, bebidas gaseificadas e alimentos ácidos são as principais causas da gastrite, pois eles agridem essa mucosa que citamos.

Diabetes – Está diretamente ligada a insulina no corpo, seja pela falta ou baixa produção, e pela ação insuficiente dela. Isso faz com que a taxa de glicose no sangue suba. Existe também a diabetes tipo II que pode estar relacionada a obesidade. É fundamental o acompanhamento médico e uma dieta específica para cada caso.

Hipertensão – Um alerta para futuros problemas cardiovasculares, a hipertensão indica níveis elevados de pressão arterial e pode ser hereditária ou por outros fatores, como o consumo excessivo de álcool e sal, tabagismo e sedentarismo. É preciso estar atento aos níveis de sódio nos alimentos que você consome, geralmente alimentos industrializados possuem muito sódio, diminua o consumo de sal.