celular 0800 703 1550
09

Janeiro

Férias e esportes: combinação perfeita!

Curtir as férias praticando um esporte é muito bom e, se pudermos associar a esta prática um pouco de adrenalina, melhor ainda! Isso sempre acontece quando se pratica um esporte mais radical, como andar de patins ou skate, uma arte marcial, ou inclusive, um esporte de contato como o futebol, por exemplo.

Para quem pratica esportes, sempre há a chance de ocorrer um trauma como uma contusão muscular e, geralmente, essas lesões ocorrem por descuidos do próprio atleta, por exemplo, lesões que ocorrem nos tendões, como a ruptura do “tendão de Aquiles” que ocorre devido a um excesso de trabalho realizado por um determinado tendão levando-o à inflamação (tendinite) e, às vezes, uma ruptura que pode ser parcial ou total.

Portanto, o importante é se prevenir para que estas situações não ocorram. Antes de iniciar qualquer esporte, principalmente se você estiver um pouco “fora de forma”, com uns “quilinhos a mais”, procure o seu médico. Um rápido “checkup” pode evitar várias complicações clínicas.

Antes de começar a sua atividade desportiva, faça um bom aquecimento e o alongamento de tendões e grupos musculares.

Para os esportes mais radicais ou para um simples passeio de bicicleta, o uso de equipamentos de segurança (como capacete, joelheiras, tornozeleiras, etc.) ou equipamentos apropriados (um tênis próprio para corrida) garantem a sua integridade e um melhor desempenho.

Outra dica importante: siga sempre as orientações de um profissional da área de educação física.

Dr. Ailton Degering
Gerente Médico Momenta