celular 0800 703 1550
02

Maio

Você sabe o que significa a sigla LER?

Também conhecidas como distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), as lesões por esforços repetitivos (LER) são desgastes musculares causados pela repetição intensa do mesmo movimento e atingem diversos setores de trabalho.

A exigência excessiva dos mesmos nervos, músculos e tendões podem ser causadas por vários fatores que envolvem uma atividade profissional e que se relacionam com os movimentos do nosso corpo, como por exemplo, o stress excessivo, que tenciona as estruturas musculares e dificulta a movimentação, a má postura, a sobrecarga e as condições desfavoráveis de trabalho.

É preciso estar atento às funções que exigem um mesmo movimento repetitivo de trabalho, pois podem ocasionar lesões em pontos específicos do corpo. Mas todos estamos sujeitos a esse tipo de lesão, ao digitar constantemente em uma posição inadequada você já está suscetível a pequenas lesões que podem se tornar mais graves com o tempo.

Busque estar sempre confortável em seu posto de trabalho e caso a sua atividade exija o mesmo movimento repetidamente, procure dar pequenos intervalos para alongar os músculos e articulações que você mais usa. Utilize os equipamentos de proteção individual e busque por equipamentos que possam te proporcionar mais conforto em sua atividade.

Caso você sinta qualquer incomodo muscular, procure imediatamente um médico especialista e não sobrecarregue a região onde sente dores nesse período, pois poderá piorar a possível lesão. Lembre-se de praticar atividades físicas e se alongar diariamente, antes e depois do início das atividades.