Febre Amarela
Doença infecciosa causada por um vírus do gênero flavivirus gera gravidade variável. Saiba mais sobre a condição e previna-se!
A febre amarela é uma doença infecciosa cuja gravidade é variável, de curta duração, causada por um vírus do gênero flavivirus. Ela é transmitida pela picada de mosquitos, que são chamados de vetores, e ocorre na América Central, na América do Sul e em alguns países da África.
A maioria dos casos de febre amarela ocorre em regiões de floresta, chamada de febre amarela silvestre, onde o vírus é transmitido pelo mosquito do gênero Haemagogus infectando principalmente macacos e pessoas não imunizadas.
Em algumas ocasiões, a febre amarela pode ocorrer em regiões urbanas, contaminando o ser humano. Neste caso, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue, zika e chikungunya.
Felizmente, os casos atuais de febre amarela divulgados na imprensa são do tipo silvestre e não há comprovação de casos de febre amarela urbana.
Os sintomas da febre amarela ocorrem em média por 10 dias e podem variar muito. As principais manifestações são febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (sangramentos) de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina. Em alguns casos os sintomas da febre amarela podem ser confundidos com os sintomas de um quadro gripal e permanecerem desapercebidos e, em outras situações, apresentar sintomas mais graves (icterícia e hemorragias) que podem levar o indivíduo ao óbito.
Apesar da gravidade, a transmissão da febre amarela pode ser evitada de uma forma simples que é a vacinação. Se você for viajar para áreas de risco ou se na região onde você mora ou trabalha surgiu algum caso, tome a vacina contra febre amarela que se encontra disponível, gratuitamente, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Só um detalhe: tome a vacina, pelo menos, 10 dias antes da viagem para que você tenha uma imunização completa. A vacina contra a febre amarela é eficaz, segura, tem a validade de 10 anos, porém, não pode ser utilizada por grávidas.
Apesar da febre amarela urbana estar sob controle, vale a pena lembrarmos que todas as formas de combate ao mosquito da dengue devem ser seguidas à risca. Assim, você e a sua família estarão protegidos contra estas doenças.
Fonte:
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/febreamarela/perguntas.php