Softwares para nutricionistas
Como escolher o melhor para gestão dos atendimentos?
Você tem procurado por soluções que auxiliem no cálculo da prescrição dietética e composição do plano alimentar? Ou que facilitem no controle das finanças, agendamentos e outros recursos para otimizar seus atendimentos e gestão do consultório? Saiba que existem vários softwares para nutricionistas que ajudam a organizar as demandas e aumentar a produtividade dos profissionais, proporcionando mais tempo para se dedicarem ao relacionamento com seus pacientes¹.
O problema é que a variedade de opções, gratuitas e pagas, pode confundir na hora de decidir quais valem a pena para o seu consultório. Então, confira o que observar para escolher o mais adequado para a sua rotina de atendimentos.
O que avaliar na escolha dos softwares para nutricionistas?
A primeira questão é entender em quais processos você deseja obter uma ajuda para ganhar em tempo ou agilidade com os softwares para nutricionistas. Quais são as suas prioridades?
Por exemplo, há softwares que trazem resultados da avaliação antropométrica, calculando percentual de gordura, massa muscular e outras informações conforme as medidas do paciente; enquanto outros fornecem um banco de dados de tabelas de alimentos para dar mais agilidade na prescrição da dieta¹.
Já, se a sua intenção é proporcionar um atendimento mais personalizado com maior precisão dos dados, há opções que permitem incluir informações sobre histórico e hábitos do paciente, com resultados mais específicos¹.
Outro aspecto a considerar são as metas trazidas pelos seus pacientes. Você pode avaliar quais softwares para nutricionistas atendem mais às necessidades dos seus clientes. Se você atende um público bastante diversificado, opte por aqueles que abrangem a maior variedade de perfis¹.
O ideal é pesquisar e experimentar as opções para entender quais correspondem melhor às demandas do seu consultório e estão em conformidade com o seu atendimento e pacientes. Confira seis exemplos de softwares para nutricionistas disponíveis no mercado:
Dietbox²
Esse é um dos softwares para nutricionistas que te auxilia nos cálculos da dieta. A ferramenta reúne alimentos de diversas tabelas para aumentar a variedade de opções. E o profissional pode, ainda, adicionar itens que não estejam no sistema.
O Dietbox permite, ainda, uma anamnese interativa, controle de finanças, agendamentos de consultas, videoconferências, entre outras opções. Um diferencial interessante é que o paciente também pode ter acesso a um aplicativo com seu plano alimentar, prescrições, receitas e outras informações. Esse é um software pago, para conhecer acesse aqui.
DietSmart³
Uma das vantagens deste software para nutricionistas é poder utilizá-lo de forma offline, por isso ele exige a instalação no computador. Conta com uma interface para secretários gerenciarem sua agenda de consultas, anamnese com ferramentas exclusivas, guias para orientação nutricional, sugestões inteligentes de planos alimentares baseadas nas características do paciente, entre outras funções.
A ferramenta é paga e pode ser adquirida por plano mensal, semestral ou anual. Acesse aqui.
Avanutri4
Com gratuidade por 6 meses, o Avanutri tem funcionalidades variadas para a rotina do profissional, como anamnese nutricional e protocolos diversos de avaliação clínica (para todos os ciclos de vida), exames laboratoriais com interpretação, prescrição dietética substitutivas, banco de dados de alimentos, entre outras.
São dois produtos oferecidos: Avanutri qualidade de vida (para monitoramento da qualidade de vida em empresas) e Avanutri enteral (direcionado à prescrição de dietas enterais). O paciente também tem acesso a algumas funcionalidades. Para conhecer esse software para nutricionistas, acesse aqui.
Nutripad5
Além de oferecer auxílio no atendimento nutricional, com recursos como criação de receitas a partir das dietas dos pacientes e agendamento de consultas, o Nutripad também fornece orientações de gestão e funções de marketing e publicidade, como direcionamento de mensagens personalizadas para um grupo de pacientes selecionados por você e ações de marketing desenvolvidas continuamente para conduzir os pacientes aos nutricionistas de forma mais rápida. Acesse aqui o software.
MyDiet One6
Apesar de a maioria das opções serem pagas, há também softwares para nutricionistas gratuitos, como o MyDiet One, que ajuda na montagem de planos alimentares, a fazer cálculos de gastos energéticos, na avaliação antropométrica, fornece listas de alimentos e substituições, entre outras funções. Para conhecer o software, acesse aqui.
Software para Nutricionistas do Simples Agenda7
O software do Simples Agenda oferece funcionalidades para a gestão financeira e atividades administrativas do consultório, como controle de estoque e de vendas, de fluxo de caixa, ficha de evolução dos pacientes, avisos via WhatsApp e envio de SMS, agendamentos online (que podem ser realizados pelo próprio paciente) e outras facilidades. Acesse aqui.
Fontes:
1. 5 cuidados a tomar antes de escolher um software para o seu consultório. Disponível em: https://revistanutrionline.com/2020/01/29/5-cuidados-a-tomar-antes-de-escolher-um-software-para-o-seu-consultorio/ 2. Dietbox. Disponível em: https://dietbox.me/pt-BR/home 3. DietSmart. Disponível em: https://www.dietsmartsystem.com/DietSmart/ 4. Avanutri. Disponível em: https://beta.avanutrionline.com/ 5. Nutripad. Disponível em: https://www.nutripad.com.br/ 6. MyDiet One. Disponível em: https://mydiet.one/plan-alim 7. Software para Nutricionistas. Simples Agenda. Disponível em: https://www.simplesagenda.com.br/site/software-para-nutricionista.php