Autoconfiança na melhor idade: a sua maior aliada
A maturidade traz consigo a elevação da autoconfiança interpessoal e melhoria no bem-estar
Uma pesquisa desenvolvida por cientistas das universidades Northwestern e de Buffalo, ambas nos Estados Unidos, apresentou em seus resultados um nível maior de confiança interpessoal nas pessoas mais velhas. A pesquisa também relatou que esse nível costuma aumentar com o passar dos anos e aqueles que apresentaram níveis altos de confiança também apresentaram melhor nível de bem-estar.
A maturidade traz consigo a elevação da autoconfiança interpessoal e melhoria no bem-estar. Outro fator que ajuda a desenvolver melhor a autoestima entre os idosos é a prática de exercícios físicos, que, além disso, também tem benefícios fisiológicos, como a prevenção e a redução de sintomas de doenças crônicas.
Nunca é tarde para estudar/aprender sobre algo novo ou algo que gostamos, portanto, uma dica importante é realizar um curso ou aprender alguma atividade na qual sempre houve interesse, mas o tempo livre não permitiu. A prática de exercícios, as atividades e o aprendizado irão te manter ativo e disposto para se dedicar cada dia de uma maneira apropriada (e aprimorada) naquilo que foi escolhido.
Passar um tempo com a família é sempre bom, mas permita que seu tempo também seja compartilhado com amigos, grupos sociais, clubes e demais lugares que você se sinta confortável e em boas companhias. A socialização com outras pessoas, além de prazerosa, ajuda a combater a solidão e o isolamento.