Guia prático sobre prescrição de suplementos para nutricionistas

Uma abordagem sobre prescrição de suplementos e o papel do nutricionista na orientação adequada ao paciente

Publicado em: 1 de julho de 2024  e atualizado em: 1 de julho de 2024
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

A alimentação é a fonte primária de todos os nutrientes que o ser humano precisa1, no entanto, a depender do contexto, nem sempre é suficiente para suprir as necessidades individuais de todos os pacientes. Portanto, a prescrição de suplementos é uma alternativa que deve ser considerada e o papel do nutricionista é fundamental para a análise e acompanhamento dessa suplementação.

Muitas pessoas têm adotado a suplementação de maneira individual e independente, visando obter melhor desempenho em atividades físicas, por exemplo. No entanto, essa prática pode ser danosa e colocar a saúde da pessoa em risco. Apenas as pessoas que estejam sendo acompanhadas por um médico ou nutricionista devem suplementar a alimentação1.

Na prescrição de suplementos, o profissional deve estar atento a uma série de regulamentações e condutas, para que ela seja feita de forma adequada, considerado interações entre nutrientes, não nutrientes, fármacos e plantas medicinais, bem como reações adversas potenciais, toxicidade e contraindicações2.

Para auxiliar numa prescrição de suplementos responsável e eficaz, elaboramos esse guia rápido com informações importantes neste processo.

Fontes

1 – Conselho Federal de Nutricionistas. Suplementos alimentares: você precisa deles? Disponível em: https://www.cfn.org.br/index.php/nutricao-na-midia/suplementos-alimentares-voce-precisa-deles/

2 – Faculdade de Saúde Avançada. Quem pode prescrever suplementos? Disponível em: https://saudeavancada.com.br/quem-pode-prescrever-suplementos/

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?