Nutricionistas no Instagram: como utilizar o algoritmo a seu favor
Saiba mais sobre como funciona e seu impacto!
O algoritmo do Instagram usa os hábitos de navegação dos usuários para identificar a seleção de conteúdos que aparecerão no feed e na aba explorar da plataforma. No início do Instagram, os posts eram exibidos em ordem cronológica, ou seja, algo postado recentemente estaria no topo do feed. Mas com a popularização da plataforma, o volume de postagens fazia os usuários “perderem” muitas publicações1.
Assim, desde 2016, o Instagram passou a empregar uma nova forma de exibir os posts nos feeds dos usuários. Desde então, o algoritmo privilegia os conteúdos que os usuários mais se identificam, com base em suas curtidas, comentários e compartilhamentos1.
Basicamente, ele funciona da seguinte maneira: assim que uma postagem é publicada, o algoritmo começa a analisar como o público interage com ela e, dependendo da taxa de engajamento, mostra esse conteúdo para mais pessoas1.
O algoritmo do Instagram é um conjunto de critérios e cálculos que são realizados automaticamente para determinar quais posts devem aparecer para cada usuário e em que ordem1.
Dica: Para ganhar uma “mãozinha” do algoritmo do Instagram, publique nos horários quando seus seguidores estiverem on-line (este dado está disponível nos Insights de seu perfil comercial). Identifique os conteúdos com melhor desempenho e faça postagens baseadas na preferência do público. Crie conteúdo que incentive a interação, como enquetes, perguntas a serem respondidas nos comentários, caixas de perguntas, entre outras. Apostar em vídeos também é uma boa estratégia1.
Além disso, consistência é uma lei a ser obedecida. Ou seja, as postagens devem ter uma boa frequência, para seu perfil seguir interessante para os usuários acessarem. É um trabalho que deve ser contínuo. Então, usar a ferramenta de agendamento de postagens é uma maneira fácil de garantir que o conteúdo será postado, no horário mais adequado aos seguidores do seu perfil1.
Organize o feed
Um feed "bonito" é mais agradável aos olhos do usuário. Organizar o feed de postagens é uma boa sugestão para que os usuários se sintam mais confortáveis em permanecer e a voltar no perfil, se tornando seguidores2.
Se for uma conta nova, crie uma identidade visual bacana, defina as paletas de cores que serão seguidas, estabeleça o padrão de imagens que vai usar, para que o feed seja harmônico. Se a conta não é nova, comece por eliminar as postagens que considera feias ou que não combinem com essa nova linguagem visual adotada2.
Existem aplicativos que podem fazer essa organização, como por exemplo o Unum, que funciona como um diagramador de feed. Com ele, é possível testar como as publicações vão aparecer no Instagram, depois da edição. O app oferece ainda uma grade em branco e, ao clicar nos quadrados, você pode adicionar fotos da sua galeria. Também é possível tocar e arrastar as fotos para encontrar a composição perfeita do feed2.
Hashtags
As hashtags, famosas palavrinhas precedidas pelo símbolo # que acompanham as postagens em redes sociais, foram criadas para organizar conteúdos semelhantes, facilitando a pesquisa por usuários e pelo algoritmo da rede. É uma etiqueta que ajuda a entender sobre o que se trata a postagem, o que facilita bastante o trabalho dos robôs de categorizar aquela foto ou vídeo3.
Mas as hashtags dificilmente ajudam no engajamento, caso as pessoas não se envolvam com o conteúdo. Ela pode atrair um ou outro internauta, mas para que ela seja eficiente, o usuário precisa se manifestar. Se muita gente passar pelo post sem curtir, comentar ou clicar para visualizá-lo, o algoritmo do Instagram entende não haver relevância. Em qualquer rede social é a interação que vale3.
Assim, o recomendado pelos profissionais da área é usar de uma a três hashtags na postagem, já que no Instagram, o que faz um post se tornar um sucesso não é a hashtag associada a ele, mas sim a qualidade do conteúdo3.
Métricas e resultados
O Instagram oferece ferramentas que mostram o desempenho do seu perfil, as famosas métricas. Nessa rede social, elas podem ser acessadas nos Insights, disponível em sua versão mais completa para as contas comerciais e de criadores de conteúdo4.
Com os Insights4 é possível saber mais sobre as tendências gerais entre os seus seguidores e entender o desempenho do seu conteúdo junto ao público.
Basicamente, as métricas revelam o que o seu público gosta e o que não gosta. Assim, você aprenderá com quais tópicos, temas e formatos o seu público mais interage e como aumentar o número de seguidores do perfil. Com esses dados, é possível aprimorar aquilo que funciona, rever o que não está indo bem e descartar o que for preciso4.
Fontes:
1. Engajamento no Instagram: como usar o algoritmo ao seu favor. Disponível em: https://santeconsulting.com.br/engajamento-do-instagram/ 2. Como organizar o feed do Instagram. Disponível em: https://canaltech.com.br/redes-sociais/como-organizar-o-feed-do-instagram/ 3. Para que servem as hashtags no Instagram? Disponível em https://canaltech.com.br/redes-sociais/para-que-servem-as-hashtags-no-instagram-213663/ 4. Sobre os Insights do Instagram. Disponível em: https://www.facebook.com/business/help/441651653251838?id=419087378825961