Tudo sobre doação de sangue
Confira como um gesto simples de amor pode salvar inúmeras vidas
A doação de sangue é um gesto simples e que salva inúmeras vidas. Mesmo com ampla divulgação sobre a necessidade de se doar sangue, hemocentros de todo país vivem com seus estoques em baixa. Dados do Ministério da Saúde apontam que no Brasil, apenas 1,4% da população doa sangue regularmente, quando o índice ideal definido pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) é de 2% - patamar ainda abaixo da média europeia, que registra 5%.
Outro problema é a pandemia da Covid-19, que impactou negativamente o fluxo de doadores. Os números já apresentaram uma melhora, mas ainda poderiam ser mais positivos. Durante 2019, foram efetuadas 3.271.824 coletas de sangue no Brasil. Em 2020, o primeiro da pandemia, o número caiu para 2.958.665. No ano passado, as coletas voltaram a subir, totalizando 3.035.533 bolsas de sangue.
É preciso sensibilizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue, esclarecendo que o processo é bastante simples e que pode fazer toda a diferença na vida de outra pessoa. Com este objetivo, preparamos este material, explicando o que é a doação de sangue, quem pode doar e os requisitos e informações necessários para ser um doador, alguém tão especial, que o dia 25 de novembro foi definido como Dia Nacional do Doador de Sangue.
Baixe o ebook e compartilhe conhecimentos.