Fibras alimentares: como elas melhoram a digestão e fortalecem a saúde gastrointestinal

Entenda a importância das fibras na dieta e seus efeitos benéficos na saúde intestinal e na prevenção de doenças

Publicado em: 2 de janeiro de 2025  e atualizado em: 2 de janeiro de 2025
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

Nos últimos anos, a ingestão de fibras alimentares tem sido objeto de crescente atenção em pesquisas relacionadas à saúde gastrointestinal. A inclusão adequada de fibras na dieta pode reduzir o risco de várias doenças crônicas, como doença arterial coronariana (DAC), acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão arterial, diabetes mellitus (DM) e alguns distúrbios gastrointestinais.

Os principais grupos de fibras que alcançam o intestino grosso, como polissacarídeos não amido, amidos resistentes e oligossacarídeos, são fermentáveis e servem como fontes de energia para as bactérias benéficas do cólon. Além disso, as fibras favorecem a absorção de cálcio, impactando positivamente o metabolismo ósseo e reforçando ainda mais sua importância na manutenção da saúde gastrointestinal.1

Neste e-book, nos aprofundamos sobre o tema, reforçando a importância do manejo nutricional adequado de fibras para a saúde e bem-estar de pacientes obesos.  Boa leitura!

Fontes: 1. Bernaud FSR, Rodrigues TC. Fibra alimentar: ingestão adequada e efeitos sobre a saúde do metabolismo. Arq Bras Endocrinol Metab [Internet]. 2013Aug;57(6):397–405. 

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?